quarta-feira, 13 de abril de 2011

AutismoS


AutismoS

Tenho pesquisado bastante sobre o autismo, nos últimos três meses li três livros (Autismo uma abordagem prática – José Marcelino Bandim, Autismo e morte – Letícia Amorim, e A criança autista – Janine Marta Coelho Rodrigues e Eric Spencer) antes disso já havia lido o livro Mãe, me ensina a conversar – Dalva Tabachi , e outros tantos sites e artigos da internet que me renderam algumas postagens no Mente Hiperativa.

Além do puro gosto e curiosidade em querer saber mais sobre o assunto, tenho também uma motivação pessoal, mas não vem ao caso agora. O quero destacar nesse post também não são os sintomas ou características do autismo, mas sim a existência de diversas formas de manifestação desse transtorno.

À princípio só recebia o diagnóstico de autismo os casos clássicos que preenchiam todos os critérios para o transtorno, porém com o tempo se percebeu que algumas crianças fugiam um pouco do padrão estabelecido, seriam elas autistas ou não ?

Algumas pessoas dizem que o Autismo (assim como a depressão, o transtorno bipolar e outras manifestações psiquiátricas) foi banalizado nos dias atuais, eu discordo, acredito que antigamente não se dispunha de feramentas tão boas para investigação quanto temos hoje, de divulgação, de abrangência e tratamento adequado; além disso quantas pessoas sofriam naquele tempo sem serem diagnosticadas ou tratadas adequadamente, ou então eram largadas em hospícios e entregues à condições sub-humanas ?

Mas voltando à questão das variantes do autismo, hoje se sabe que há outros transtornos bastante semelhantes ao autismo que diferenciam em alguns pontos da manifestação clássica, e que por isso podem ser facilmente confundidos caso não aja uma investigação profunda. Dessa forma se convencionou agrupar esses diversos quadros semelhantes entre si -mas que constituem diagnósticos distintos- e então criou-se a denominação “Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID)”, que hoje está sendo substituída por "Espectro autístico".

Compõem o Espectro Autístico: o Autismo propriamente dito (com ou sem retardo mental), a Síndrome de Rett, a Síndrome de Asperger, o Transtorno desintegrativo da infância e Transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação. Dentro do próprio autismo podemos encontrar diversas manifestações distintas, como por exemplo o Autismo de auto-funcionamento, no qual o indivíduo consegue um desempenho na normal ou acima da média em uma determinada área do conhecimento; o Autismo com ausência de comunicação verbal, com grande habilidade visual em desenhos; o Autismo com sério comprometimento na sociabilidade, com fala funcional e inteligência normal; o Autismo associado à deficiência mental; o Autismo associado à síndrome do X frágil.

Como podemos constatar, a denominação Autismo deveria ser na verdade AutismoS devido às inúmeras formas de manifestação que ele pode apresentar. Além disso também fica bastante evidente que o Autismo não implica necessariamente naquele rótulo criado pela sociedade, de uma criança pobre de imaginação, encolhida num canto, fria e insensível. Os autistas não são assim, a sociedade é que veicula essa imagem que acaba levando os pais e familiares de autistas a não assumirem a condição de suas crianças, não por terem vergonha, mas pra que não se crie um estigma pra aquela criança carregar o resto da vida. Essa é a realidade, INfelizmente quando dizemos que uma criança é autista em geral as pessoas imaginam ela como sendo “múmia demente e inoperante”, o que ABSOLUTAMENTE não é verdade.

É claro e evidente que o autista tem algumas dificuldades, sobretudo no campo da sociabilização, mas muitos deles são inteligentes, falam e até interagem com pessoas mais próximas a ele; é um erro julgá-los como incapazes ou impotentes. Além disso a maioria que recebe tratamento desde cedo pode conquistar sua autonomia, trabalhar, enfim, viver sua própria vida dentro de suas limitações.
Negrito NOTA: Para que seja constatado o diagnóstico de Autismo além de outras coisas é preciso fazer o diagnóstico diferencial, ou seja, afastar alguns quadros que podem ser confundidos inicialmente como Autismo mas que não tem nenhuma ligação com o mesmo, são eles: a deficiência mental, os transtornos da linguagem, o transtorno de personalidade esquizoide, a síndrome semântico-pragmática, a demência de Heller, a surdez, os distúrbios de desenvolvimento da linguagem, e o retardo mental.
[Mente Hiperativa]

3 comentários:

  1. é um assunto interessante, as vezes tenho um comportamento autista, me desligo e adoro ficar na minha...lógico que a doença em si é muito mais do que isso!!!
    Eu tinha uma escola com deficientes e havia um autista, era dolorido pra mim, ver a vida dele! Qualquer dia te conto!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Bem esclarecedor. Muitas vezes temos ideias bastante deturpadas a respeito de assuntos como estes.
    Parabéns pelo texto!
    beijos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: