domingo, 29 de maio de 2011

Palhaços também choram


Palhaços também choram


Mais um dia de espetáculo e o palhaço dá um show no picadeiro, coloca gargalhadas escandalosas e descontroladas na boca de toda a platéia, todos se acabam de rir com ele. O palhaço é muito divertido, desastrado, sempre com um sorriso vermelho pintado no rosto. Parece mais um balde cheio transbordando de felicidade quando está diante do público.

Depois que a festa acaba todos vão embora, felizes, exaustos de tanto rir; e o palhaço se retira para o silêncio e a calma de seu camarim. Lá dentro, sozinho, ele enxerga quem realmente ele é, tira a fantasia que usa no picadeiro. O palhaço não parece mais palhaço, tira as cores da roupa e da peruca, tira a maquiagem que pinta um sorriso no seu rosto.

O palhaço que não é mais palhaço agora chora e lamenta a própria tristeza de ter que existir, uma existência vazia e superficial, inútil e desprovida de qualquer prazer. Nessa hora de sofrimento ninguém o acompanha, ele está sozinho no camarim, as pessoas que riam dele agora estão ocupadas vivendo suas vidas. E o palhaço outrora alegre agora esqueçe da fantasia e encara sua dura realidade. Na angústia ele se vê só.

Eu escondo minhas tristezas por trás de um largo e fácil riso aberto, eu te engano com meu sorriso fake. Por isso que te faço rir, pra te enganar, pra ME enganar. Quero que nós dois pensemos que eu sou feliz, prefiro fingir que sou feliz a ter que encarar de frente a minha tristeza.

Eu sou como o palhaço, prefiro derramar minhas lágrimas sofridas em solidão, afinal elas só pertencem a mim.


[Mente Hiperativa]

12 comentários:

  1. A dualidade da vida. Quem não é o palhaço nesta vida?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. OI,Mh!Por isso eu sempre desconfio de pessoas alegres demais, daquelas que acham graça de tudo, que riem sempre, porque na intimidade elas se sentem igual esse palhaço, sós e tristes, aliás como todo ser humano,mas uns fingem melhor que outros.
    Bom domingo!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Embora a gente não se conforme com isso, a vida é triste às vezes.

    ResponderExcluir
  4. se não existisse a tristeza, a gente não saberia o que é a alegria.

    ResponderExcluir
  5. As lágrimas sofridas só pertencem ao palhaço, tanto quanto só pertencem a ele o sorriso e as risadas que ele dá... (?!)

    ResponderExcluir
  6. BOOOOOAAAAA. Talvez na cabeça dele funcione assim... Como se na condição de palhaço ele devesse somente trazer alegria às pessoas, e não lágrimas e tristeza.

    ResponderExcluir
  7. Quando não está de palhaço, ele não está de palhaço...

    Estou errada? ;)

    ResponderExcluir
  8. Quando você não está no consultório atendendo pacientes você deixa de ser/se sentir psicóloga?

    ResponderExcluir
  9. Posso ser e me sentir filha, irmã, amiga, colega, paciente, tanta coisa... humana. Ser tudo que posso ser não me faz não ser psicóloga... ;)

    ResponderExcluir
  10. O palhaço gosta de fazer as pessoas rirem para elas não se sentirem como ele, triste.
    Quando ele está sozinho, não tem porque continuar com isso..

    ResponderExcluir
  11. e a maior verdade da vida..todos nos choramos quando estamos so..

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: