quarta-feira, 11 de abril de 2012

O que é certo, É CERTO


O que é certo, É CERTO

Lembro quando eu era criança e meu avô dizia, diante de algum conflito: "O que é certo, É CERTO."

E naquele tempo isso me soava tão óbvio, quanto descabido. Não fez sentido à princípio, mas de tanto ouvi-lo falar aquilo fui associando às diversas situações em que ele tentava empregar essa máxima. Acabei entendendo, e hoje não saio de casa sem levar comigo essa lição.

Eu entendi que o certo, é certo, que devemos ser justos, e que não há o lado A, nem o lado B, o mundo não se divide entre os bons e os maus, sequer há lados. Aprendi que devemos sempre lutar à favor da nossa opinião, mas da nossa opinião séria e bem argumentada, com evidências, bem pensada e sempre com o intuito de sermos justos.

Foi assim que eu aprendi a agir, assim que fui ensinado a ser, a tomar decisões baseadas em evidências e não em sentimentos, a buscar o acerto, o correto, e discordar daqueles que estão próximos se por acaso eles estiverem errados, agindo em desconformidade com o código de ética, de conduta ou qualquer um que sirva de regimento e dite os valores a serem seguidos.

É assim que tento ser, e à cada dia penso nisso: 'o que é certo, é certo'. Entrego ao meu cérebro minhas decisões, entrego à lei, entrego às provas, e quem se mostrar justo, eu apoio. Sem mais. O resto eu procuro resolver depois, mas desde que esteja agindo corretamente, em paz com minha consciência, pois do contrário não saberia colocar a cabeça no travesseiro e repousar uma noite de sono.

[Mente Hiperativa]

Um comentário:

  1. sei como é essa fase q vc ta passando presidiario, to numa situação semelhante, hehehe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: