quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Mundo singular - entenda o autismo


Mundo singular - entenda o autismo
Resenha do livro de mesmo nome.

Os livros da Ana Beatriz Barbosa como sempre são muito interessantes, começam com uma abordagem despretensiosa sobre o assunto e acabam abrangendo uma gama de vertentes sobre ele. No caso de “Mundo singular” não foi diferente e ao terminar a obra, que é uma parceria da autora com Mayra Bonifacio Gaiato e Leandro Thadeu Reveles, me senti enriquecido com tanto conhecimento.

A maioria dos livros sobre o autismo se limita a falar sobre os sintomas e diagnóstico, o que pode ser bom pra começar, mas quem quer ou precisa saber mais sobre o assunto “Mundo singular” representa um aprofundamento fantástico. Nele encontramos desde os tópicos iniciais - como introdução ao transtorno autístico, espectro autístico, histórico, sintomas e diagnóstico do autismo - até a legislação que envolve o tema, o papel da escola, as possibilidades de tratamento, o funcionamento do cérebro autístico, suas peculiaridades, os relacionamentos, a vida profissional, dentre outros.

Outra característica interessante do livro é a análise detalhada de cada sintoma e suas diversas nuances, o que reforça a ideia de espectro do trantorno autístico (ETA). Ou seja, ao invés de apenas nomear os sintomas ou enumerá-los, os autores discorrem sobre cada um deles e abordam suas variações, permitindo que vejamos a enorme diversidade de autismos que podem ocorrer. Isso é importante para que abandonemos a ideia ultrajada de que todo autista não olha nos olhos, não fala, não interage, não tem sentimentos e apenas fica repetindo movimentos e grunhindo sons incompreensíveis. Eles são muito mais do que isso e os autores buscam combater o preconceito a partir da informação.

Um ponto que me chamou a atenção na obra foi a divisão do autismo em pelo menos quatro grupos: os indivíduos que têm traços autísticos, síndrome de Asperger, autismo de alto funcionamento e autismo clássico. O autismo clássico é facilmente diagnosticado e muitas vezes corresponde à ideia estereotipada que a maioria da sociedade tem sobre os autistas; a síndrome de Asperger e o autismo de alto funcionamento são bastante semelhantes; e os traços autísticos são o grande desafio da clínica, uma vez que os indivíduos podem passar a vida inteira sem saberem que são autistas e às vezes apenas descobrem na vida adulta, depois de uma coleção de pequenos sofrimentos.

O autismo é um assunto relativamente novo na sociedade, ainda se tem pouco estudo e pouquíssimas certezas, o tratamento precoce vem apresentando ótimos resultados, embora ainda não tenha a capacidade de cura. Acho interessante que se leia e se discuta sobre o assunto, nossa sociedade precisa se abrir cada vez mais para os ‘diferentes’ e aprender a lidar com eles, pois eles têm muito a nos ensinar.

[Mente Hiperativa]

Um comentário:

Deixe sua opinião: